Terça, 12 de Agosto de 2025
14°C 33°C
Várzea Grande, MT

Alimentos ultraprocessados: 4 efeitos que eles provocam no seu corpo

Alimentos ultraprocessados são aqueles que passaram por vários processos industriais. Especialista explica efeitos para o organismo

12/01/2025 às 19h07
Por: Redação Fonte: Metrópoles
Compartilhe:
Reprodução
Reprodução

Os alimentos ultraprocessados passam por diversas etapas industriais que incluem a adição de conservantes, emulsificantes, estabilizadores, adoçantes artificiais e corantes para aumentar a durabilidade e realçar o sabor. Exemplos comuns incluem biscoitos recheados, refrigerantes, sucos de caixinha, salgadinhos, embutidos, massas instantâneas e cereais matinais.

O problema não é o fato de serem carregados de calorias vazias, mas também no impacto que exercem sobre o corpo e a mente em longo prazo. O nutrólogo e endocrinologista Gustavo Oliveira aponta os quatro principais efeitos dos alimentos ultraprocessados para saúde.

Confira quatro efeitos dos alimentos ultraprocessados para saúde:

1 – Inflamação crônica e saúde mental

Alimentos ultraprocessados são ricos em açúcares refinados, gorduras saturadas e aditivos químicos que favorecem o desenvolvimento de inflamações crônicas no organismo.

Embora a inflamação seja uma resposta natural a infecções ou lesões, sua versão crônica pode desencadear problemas de saúde mental, incluindo a depressão, além de agravar outras condições inflamatórias.

2 – Prejuízos à microbiota intestinal

A conexão entre o intestino e o cérebro, conhecida como “eixo intestino-cérebro”, depende diretamente de uma alimentação equilibrada.

O consumo excessivo de alimentos ultraprocessados impacta negativamente a microbiota intestinal, reduzindo a diversidade de bactérias benéficas e comprometendo funções importantes, como a regulação emocional e a imunidade.

Leia a matéria completa do no site Sportlife, parceiro do Metrópoles.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários