A prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) tem realizado uma série de reformas emergenciais e pontuais no Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá (HPSM), o antigo Pronto-Socorro, para garantir segurança, conforto e a continuidade dos atendimentos à população cuiabana. As melhorias visam reverter o cenário de abandono encontrado no início da gestão, quando a estrutura da unidade apresentava condições bastante precárias.
A coordenadoria de Obras e Manutenção da Secretaria Municipal de Saúde está à frente das intervenções, que estão sendo feitas com planejamento e responsabilidade, respeitando a rotina da unidade, que continua em pleno funcionamento. O coordenador da pasta, José Luis Rangel, explicou que as obras priorizam a modernização da infraestrutura elétrica e a adequação de setores essenciais como enfermarias, UTIs e centros cirúrgicos.
“A infraestrutura elétrica é padrão em hospitais de grande porte como o nosso. Estamos fazendo uma reforma geral nos transformadores, algo inédito para a unidade. O sistema antigo era arcaico e não suportava mais a carga atual, principalmente com a chegada do novo Centro Médico Infantil (CMI). Modernizamos toda a cabine de força, com transformadores, disjuntores e geradores novos, garantindo sustentabilidade e segurança para o hospital inteiro, incluindo UTI adulta, neonatal e centro cirúrgico”, detalhou José Luis.
As obras são realizadas com alto grau de dificuldade, já que os atendimentos não podem ser suspensos e os pacientes internados, muitos em estado crítico, não podem ser transferidos para outras unidades.
“Fazemos a obra em etapas: interditamos um setor, reformamos, liberamos, depois passamos para outro setor. Tudo é feito com a colaboração da equipe médica, enfermagem, coordenação, e também das empresas contratadas, que têm atuado até nos finais de semana para minimizar o impacto para os pacientes”, acrescentou o coordenador.
Outro ponto que recebeu atenção especial foi a questão dos alagamentos, problema antigo no entorno do hospital. Com apoio da Limpurb, foram realizadas limpezas e melhorias no escoamento das águas pluviais. Segundo José Luis, embora a responsabilidade por parte da gestão municipal tenha sido cumprida, o problema envolve estruturas externas que ainda exigem atenção.
Além da modernização elétrica, as reformas incluem, troca do telhado danificado, readequação das plataformas para instalação de ar-condicionado e placas solares, manutenção de geradores em áreas críticas, reforma de banheiros, troca de portas, retirada de mofo, pintura e reparos em tetos. Além de troca de aparelhos de ar-condicionado por modelos mais modernos e eficientes, em parceria com a Energisa, também o revestimento de paredes e melhorias nos rejuntes e acabamentos.
Durante visita técnica realizada na manhã desta segunda-feira (04), a secretária adjunta de Atenção Hospitalar e Complexo Regulador, Susana Gutierrez, vistoriou as intervenções em andamento e reforçou o compromisso da gestão com a melhoria contínua da unidade.
“Nosso objetivo é intensificar ainda mais essas reformas pontuais. Sabemos das dificuldades e das limitações do prédio, que é antigo, mas temos atuado com firmeza para garantir que ele continue funcionando de forma segura para pacientes e servidores. A vontade da gestão é fazer uma grande reforma estrutural, mas enquanto isso não é possível, seguimos trabalhando com responsabilidade e compromisso com a população”, afirmou Susana.
Atualmente, as obras são executadas por uma força-tarefa que reúne três frentes de trabalho: obras do novo CMI e modernização elétrica; reformas internas, como banheiros, pintura e leitos; além de manutenção contínua dos aparelhos de ar-condicionado e suporte técnico.
Além das terceirizadas, a equipe de manutenção própria da SMS também atua na unidade, garantindo suporte 24h a sistemas como abastecimento de água, geradores, pintura e reparos emergenciais.
Com essas ações, a Prefeitura de Cuiabá reitera o compromisso com a qualidade do atendimento público em saúde, garantindo que, mesmo diante dos desafios, o Hospital e Pronto-Socorro Municipal continue sendo referência no atendimento da capital.
#PraCegoVer
A imagem mostra um grupo de servidores durante uma visita ao Pronto-Socorro de Cuiabá. As paredes são brancas e o cenário é hospitalar.
Mín. 18° Máx. 34°