
A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) e a Polícia Militar (PMMT) promoveram nesta quinta-feira (18.12), a cerimônia de formatura dos estudantes das Escolas Estaduais Militares Tiradentes. A solenidade, na Arena Pantanal, em Cuiabá, reuniu autoridades, familiares e membros da comunidade escolar.
O evento marcou o encerramento de mais uma etapa da formação educacional dos estudantes, destacando valores como disciplina, respeito, responsabilidade e civismo.
Representando o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, a diretora da Diretoria Metropolitana de Educação (DME), Cristina Ferreira, destacou a trajetória dos estudantes e pela conquista da formatura.
“Vocês estudantes aprenderam nesses anos valores éticos e morais. Esse é o diferencial dessa escola. Vocês, agora, têm o dever e a responsabilidade de carregarem esse símbolo da Escola Militar Tiradentes. Isso não é para qualquer um”, completou.
O comandante-geral da Polícia Militar, Coronel PM Cláudio Fernando Carneiro Tinoco, ressaltou a importância das Escolas Estaduais Militares Tiradentes. De acordo com ele, elas ensinam os seus estudantes a terem disciplina, coragem, respeito à família, patriotismo, espírito de corpo e a realizarem tarefas em grupos.
“Ter homens e mulheres preparados, valorizando a nossa sociedade é muito importante. Tudo isso é pregado dentro da nossa instituição e da nossa estratégia de ensino. Agradeço às famílias por confiarem em nós”, disse ele.
O secretário de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT), coronel César Roveri, afirmou que ver os estudantes se formando é um motivo de orgulho. “Estou muito feliz de ver vocês aqui e torço para que todos vocês deem frutos para a sociedade. Parabéns por terem chegado a esse momento”.
Os familiares acompanharam com emoção cada momento da solenidade, que simboliza o esforço coletivo entre alunos, professores, instrutores e equipe pedagógica.
Para Taila Silva de Oliveira, formanda da Escola Estadual Militar Tiradentes, contou que o início de sua trajetória no regime escolar militar foi difícil. “Depois que aprendemos como as coisas funcionam, tudo fica mais fácil. No final, vivi anos incríveis dentro da escola”, disse a estudante.
Na cerimônia, os formandos também participaram do juramento e de outros atos simbólicos que integram o rito militar.
Os alunos que deixaram o 9º ano também passaram pela cerimônia de troca de fiel, um cordão distintivo fixado ao uniforme, diferenciando o ciclo em que está matriculado e representando a lealdade, compromisso e outros.
Honra ao Mérito
As estudantes do 3º ano Raquel Freitas, da Escola Estadual Militar Tiradentes de Cuiabá, e Ana Mel Rocha Oliveira, da unidade de Várzea Grande, foram agraciadas com a Medalha dos 190 anos da Polícia Militar. A honraria reconhece o desempenho acadêmico das alunas, marcado por boas notas ao longo do ano letivo, além do comprometimento com os estudos, com a Escola Tiradentes e com a disciplina.
A Medalha dos 190 anos da Polícia Militar é concedida como forma de reconhecimento e homenagem a personalidades e instituições que se destacam pelos relevantes serviços prestados ao sistema de segurança pública do Estado de Mato Grosso.
Os estudantes, também dos 3º anos, em segundos e terceiros lugares, respectivamente, Alana dos Santos e Lucas Alves Correa (Tiradentes Cuiabá) e Eduarda Gabriele de Arruda e Breno Ferraça Nogueira (Tiradentes Várzea Grande), receberam uma moeda honorífica da PM.
A moeda é uma condecoração que a Polícia Militar concede às autoridades civis e militares que se destacam por seu mérito e apoio à corporação.
Mín. 23° Máx. 26°