
Vitor Bonets, colaboração para a CNN Brasil, em São Paulo
O inverno de 2026 começou neste domingo (20) e deve ser marcado logo na primeira semana por uma potente onda de frio. A massa de ar polar deve ser a mais forte a passar pelo Brasil até agora e pode trazer neve e temperaturas abaixo de 0ºC no país.
Entre esta segunda-feira (22) e terça (23), previsões da Climatempo indicam que há chance de neve nas áreas mais altas das serras do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.
Além disso, temperaturas negativas devem ser registradas em diversas áreas, com possibilidade de marcas abaixo de 0ºC também em pontos de São Paulo e Mato Grosso do Sul.
A queda na temperatura também trará condições para geada ampla e forte nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina, especialmente nas madrugadas de quarta (24), quinta (25) e sexta (26). O mesmo fenômeno deve passar pelos estados do Sudeste e Centro-Oeste.
O resfriamento intenso deve chegar também ao sul de Goiás, ao Triângulo Mineiro, à Zona da Mata mineira e ao centro-sul do Rio de Janeiro.
Como o El Niño vai influenciar o inverno brasileiro? Especialista explica
A partir de sexta-feira (26), a massa de ar polar começa a perder intensidade e o frio deve diminuir gradualmente em grande parte das áreas afetadas. Regiões como Brasília, Goiânia e o norte de Mato Grosso não devem sentir a influência direta desta onda de frio, registrando apenas queda leve de temperatura devido à nebulosidade.
Mín. 22° Máx. 35°