Sábado, 16 de Agosto de 2025
17°C 38°C
Várzea Grande, MT

Conselheira da OAB destaca impactos da Inteligência Artificial nas relações jurídicas

A programação do Seminário de Formação sobre Inteligência Artificial na Administração Pública desta quarta-feira (9) contou com a participação da C...

09/07/2025 às 17h23
Por: Redação Fonte: Associação Mato-grossense dos Municípios
Compartilhe:
Crédito: Divulgação AMM
Crédito: Divulgação AMM

A programação do Seminário de Formação sobre Inteligência Artificial na Administração Pública desta quarta-feira (9) contou com a participação da Conselheira Estadual da OAB/MT, advogada Lidianne Santi, que falou sobre os impactos da IA nas relações jurídicas. 

Durante o evento, realizado pela Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), a palestrante destacou a importância da capacitação e letramento digital dos servidores públicos para utilização da ferramenta digital de forma mais assertiva.  

A apresentação reuniu cerca de 350 participantes de forma presencial e on-line para refletir sobre os desafios e oportunidades trazidos pela IA no cotidiano jurídico.

Segundo Santi, a IA já vem transformando a prática jurídica com a automação de atividades como elaboração de petições, relatórios, memoriais, pareceres e outras peças processuais. "Isso permite ao advogado mais tempo para ouvir e dar atenção ao cliente", afirmou.

A advogada apresentou dados que mostram que 66% dos tribunais brasileiros já utilizam algum tipo de inteligência artificial, de acordo com uma pesquisa recente. 

Lidianne Santi também apontou que um dos maiores desafios está na formação dos usuários da inteligência artificial. "É necessário conhecer a linguagem da IA para utilizar corretamente suas funcionalidades. O operador deve estar bem treinado para extrair o melhor da ferramenta", enfatizou.

Ela acredita que novas profissões surgirão a partir do desenvolvimento da IA, inclusive no Direito, com novos ramos voltados à regulamentação e governança das tecnologias emergentes.

O seminário terá continuidade nesta quinta-feira (10), às 9 horas, com a palestra do desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Luiz Octávio Oliveira Saboia Ribeiro. O magistrado abordará o tema: “Da experiência do Judiciário à realidade dos municípios: implementar I.A vai além de adquirir novas tecnologias."

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO

09 DE JULHO (Terça-feira) – 1º Dia

09h – Abertura de Credenciamento
09h30 – Cerimônia de Abertura
10h – Palestra de Abertura - Dr. Marcus Mundim – Advogado e Coordenador Jurídico da AMM. 
Tema: Transformação Digital com IA: Ferramentas e Boas Práticas

11h00 – Palestra – Dr. Alisson Alencar. Procurador Geral de Contas no Ministério Público de Contas do Estado de Mato Grosso. 
Tema: A Inteligência Artificial como Ferramenta de Eficiência Administrativa Municipal: oportunidades para a gestão, a advocacia pública e o controle externo.

12h – Intervalo para o Almoço

14h – Palestra - Dra. Lidianne Santi – Advogada em Cuiabá/MT e
Conselheira Estadual da OAB/MT
Tema: Os impactos da inteligência artificial nas relações jurídicas
15h – Perguntas e Respostas acerca da Palestra

15h30 – Intervalo

16h – Painel - Dr. Marcus Mundim – Advogado e Coordenador Jurídico da AMM/MT
Painel prático: "Inteligência Artificial - Funcionalidades e Aplicações práticas.
17h – Perguntas e Respostas acerca da Palestra

10 DE JULHO (Quarta-feira) – 2º Dia
09h – Palestra – Exmo. Dr. Luiz Octávio Oliveira Saboia Ribeiro – Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso. 
Tema: "Da experiência do Judiciário à realidade dos municípios: implementar I.A vai além de adquirir novas tecnologias."
10h – Perguntas e Respostas acerca da Palestra

10h30 – Intervalo

11h – Painel -  Dr. Webert Clink – Advogado e Gestor Jurídico da AMM/MT
Painel Prático: Como Potencializar sua Rotina Administrativa com Inteligência Artificial.
12h – Previsão de Encerramento

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários