Em Mato Grosso, a mobilização contra a violência doméstica ganha força neste Agosto Lilás, dedicado à conscientização e ao enfrentamento desse grave problema social. Desde o início do mês, prefeituras e parceiros estão na linha de frente, promovendo uma série de ações para divulgar a campanha, sensibilizar a sociedade e fortalecer a rede de proteção às mulheres. A seguir, confira algumas das principais iniciativas lideradas pelos municípios para divulgar e reafirmar a importância dessa causa.
Água Boa
O município promoveu uma ampla mobilização social em alusão à campanha Agosto Lilás, reforçando o compromisso na luta contra a violência doméstica e na defesa dos direitos das mulheres. No último dia 3, realizou a 1ª Corrida Pés pela Paz, que reuniu atletas de diversas cidades da região em um importante evento que demonstrou união, engajamento e apoio à proteção e valorização da mulher.
Foto: Prefeitura de Água Boa
Alta Floresta
A tradicional Varanda Criativa marcou a abertura da programação do Agosto Lilás em Alta Floresta. O evento destacou o talento e o empreendedorismo local, com ênfase no protagonismo feminino, reforçando a importância da autonomia econômica como instrumento essencial no enfrentamento à violência contra a mulher.
Foto:Victor Gabriel
Alto Araguaia
Alto Araguaia deu início à programação alusiva ao Agosto Lilás com a realização da 1ª Conferência Municipal do Conselho dos Direitos da Mulher, no dia 7 de agosto. O evento reafirmou o compromisso do município com a construção e o fortalecimento de políticas públicas voltadas às mulheres, promovendo debates sobre temas fundamentais, como violência de gênero, saúde, trabalho, educação e participação política feminina.
Alto Garças
Alto Garças organizou uma ampla programação para reforçar a adesão do município na proteção e defesa dos direitos da mulher. Durante todo o mês, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) será palco de diversas ações, incluindo roda de conversas com especialistas, palestras educativas sobre os tipos de violência, distribuição de materiais informativos, mobilizações em locais públicos e escolas, além do atendimento especializado às mulheres em situação de vulnerabilidade.
Foto:Bárbara Telles
Chapada dos Guimarães
No mês dedicado à campanha de conscientização pelo fim da violência contra a mulher, Chapada dos Guimarães se prepara para a “Caminhada Agosto Lilás”, um movimento que pretende mobilizar a comunidade em defesa da vida e da dignidade feminina. A ação, marcada para o dia 23 de agosto, busca fortalecer o debate sobre os direitos das mulheres e ampliar a rede de apoio às vítimas, promovendo união, informação e engajamento social.
Colíder
Ao longo do mês de agosto, a prefeitura de Colíder promove uma série de ações para marcar a participação da gestão e da comunidade na campanha de combate à violência contra a mulher. A programação começou no dia 7, com uma carreata e uma apresentação teatral, e seguirá com diversas iniciativas, incluindo atividades informativas, rodas de conversa e palestras voltadas à conscientização e ao fortalecimento da rede de proteção às mulheres.
Foto: Prefeitura de Colíder
Cuiabá
Entre as ações promovidas pela prefeitura de Cuiabá neste mês dedicado à defesa da mulher, destaca-se a oferta de um curso gratuito de defesa pessoal. Com o slogan “Lutadoras – Fortalecendo a Mulher Cuiabana”, o município abriu inscrições exclusivas para o público feminino, que terá a oportunidade de aprender técnicas de autodefesa, fortalecimento físico e preparo emocional. Ao todo, serão disponibilizadas 80 vagas, proporcionando às participantes mais segurança, confiança e autonomia.
Itanhangá
A comunidade de Itanhangá conta agora com um importante reforço na proteção dos direitos das mulheres. Em alusão ao Agosto Lilás, foi oficialmente formada a Comissão do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), iniciativa que consolida uma política pública fundamental para o protagonismo feminino e ações voltadas à equidade de gênero. A expectativa é que o Conselho atue na proposição de políticas públicas, no acompanhamento de iniciativas e na defesa dos direitos das mulheres em todas as esferas.
Foto: Prefeitura de Itanhangá
Juara
Em Juara, a equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), em parceria com a Polícia Militar, realizou no centro da cidade, no dia 7 de agosto, um pit stop informativo com a distribuição de materiais educativos e orientações à população sobre os canais de denúncia e os tipos de violência previstos na Lei Maria da Penha. Outras atividades estão previstas ao longo do mês, reforçando o compromisso da Secretaria de Assistência Social com a proteção e valorização da vida das mulheres.
Foto:Anderson Reis
Poxoréu
A Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Poxoréu organizou uma ampla programação para o Agosto Lilás, com atividades que se estenderão ao longo de todo o mês. A abertura ocorreu com um pit stop, no dia 7 de agosto, e seguirá com diversas ações, como palestras, corrida de rua, rodas de conversa e outras iniciativas voltadas à conscientização e ao combate à violência contra a mulher. A mobilização é promovida pela Rede de Enfrentamento, composta por diversas instituições que atuam de forma integrada na proteção e garantia de direitos das mulheres.
Foto: Prefeitura de Poxoréu
Santa Rita do Trivelato
O município de Santa Rita do Trivelato realizou, em 4 de agosto, a cerimônia oficial de abertura da campanha Agosto Lilás. Durante o evento, foram entregues kits de materiais de crochê às participantes do “Projeto Crochê Lilás”, oficina gratuita promovida pela Secretaria de Assistência Social. A iniciativa busca fortalecer o empoderamento feminino por meio da arte e da geração de renda. As peças confeccionadas serão apresentadas no encerramento da campanha, durante a “Corrida Lilás”.
Foto: Ismael Roberto
Tangará da Serra
A prefeitura de Tangará da Serra, por meio do Gabinete de Políticas Públicas para Mulheres (GPPM), lançou em 1º de agosto a campanha Agosto Lilás, com uma blitz informativa para conscientizar e combater a violência doméstica e familiar contra a mulher. A ação, realizada em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), secretarias municipais, organizações da sociedade civil e apoiadores, também marcou o início das campanhas Agosto Dourado, de incentivo à amamentação, e Agosto Verde, de valorização da primeira infância. Ao longo do mês, atividades de sensibilização sobre os três temas serão promovidas em diversos pontos do município.
Foto: Victor Nascimento
Mín. 14° Máx. 35°