Sexta, 15 de Agosto de 2025
13°C 36°C
Várzea Grande, MT

MPor participa de iniciativa internacional pelo transporte e desenvolvimento sustentável na Amazônia

Encontros preparatórios em Belém alinham propostas para criação de uma aliança pelo transporte fluvial na região, com lançamento previsto para a COP30

15/08/2025 às 15h59
Por: Redação Fonte: Ministério dos Portos e Aeroportos
Compartilhe:
Representantes de países sul-americanos estiveram na Amazônia para alinhar diretrizes e propostas - Foto: Thuan Produções/Belém
Representantes de países sul-americanos estiveram na Amazônia para alinhar diretrizes e propostas - Foto: Thuan Produções/Belém

O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), por meio da Secretaria Nacional de Hidrovias e Navegação (SNHN), participou nos dias 13 e 14 de agosto, em Belém (PA), de reuniões preparatórias para a criação da Aliança pelo Transporte Sustentável, Resiliente e Integrado na Amazônia. O encontro, promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e pelo Banco Mundial, reuniu representantes de países sul-americanos com presença na Amazônia para alinhar diretrizes e propostas que serão consolidadas no lançamento oficial da iniciativa, previsto para novembro, durante a COP30.

Otto Luiz Burlier representa o MPor
Otto Luiz Burlier representa o MPor

Representando a Secretaria Nacional de Hidrovias e Navegação do MPor, o diretor Otto Luiz Burlier da Silveira Filho, destacou que o transporte fluvial será eixo central dessa aliança. “O objetivo é construir uma Amazônia mais sustentável, resiliente e integrada. E o ponto de partida dessa integração será o transporte fluvial; eixo estratégico para promover desenvolvimento com respeito à floresta e às comunidades que nela vivem”, afirmou.

A iniciativa também prevê a troca de experiências e a cooperação técnica entre os países envolvidos – como Colômbia, Equador, Peru, Guiana e Brasil – e a atração de investimentos para modernizar a infraestrutura hidroviária, ampliar a segurança da navegação e fortalecer a integração regional, em linha com as metas da agenda climática global.

Ainda segundo o diretor, o foco é potencializar e aprimorar o transporte fluvial de passageiros e cargas na região, fomentando projetos que unam desenvolvimento econômico e preservação ambiental. “É um passo importante rumo a uma cooperação regional mais forte e ambientalmente consciente. Seguimos juntos por uma Amazônia viva, conectada e respeitada”, concluiu.

Assessoria Especial de Comunicação Social

Ministério de Portos e Aeroportos

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários