O ex-delegado-geral da Polícia Civil de São Paulo, Ruy Ferraz Fontes, foi assassinado nesta segunda-feira (15) em Praia Grande, no litoral paulista. Câmeras de seguranças mostram o momento em que o carro em que ele estava tenta fugir de criminosos, mas bate em um ônibus. Em seguida, três homens armados com fuzis desceram de outro veículo e atiraram contra Fontes, que morreu no local.
Ruy Ferraz Fontes ganhou notoriedade no início dos anos 2000, quando, à frente da Delegacia de Roubo a Bancos do Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais), foi o primeiro delegado a investigar a atuação da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) no estado.
Em nota, a Prefeitura de Praia Grande confirmou a morte de Ruy Ferraz Fontes e afirmou que informações sobre a ocorrência e investigação do caso devem ser apuradas junto aos órgãos de Segurança do Estado.
Graduado em Direito e pós-graduado em Direito Civil pela Faculdade de São Bernardo do Campo, iniciou a carreira como delegado titular na cidade de Taguaí. Ao longo da trajetória, passou por unidades como o DHPP (Departamento Estadual de Homicídios e Proteção à Pessoa) e o Denarc (Departamento de Repressão ao Narcotráfico).
Em 2023, assumiu a Secretaria de Administração de Praia Grande, onde permanecia na atual gestão municipal iniciada em 2025.
Mín. 26° Máx. 42°