Sábado, 27 de Setembro de 2025
26°C 39°C
Várzea Grande, MT

Bope forma seis policiais militares no 5º Curso de Operações Especiais de Mato Grosso

Durante quatro meses, os militares se capacitaram no curso mais exigente dentro da Polícia Militar

27/09/2025 às 15h06
Por: Redação Fonte: Polícia Militar - MT
Compartilhe:
Soldado Elias/CCSMI-PMMT
Soldado Elias/CCSMI-PMMT

A Polícia Militar de Mato Grosso realizou, na tarde desta sexta-feira (26.9), a formatura de seis militares no 5º Curso de Operações Especiais (Coesp), desenvolvido pelo Batalhão de Operações Especiais (Bope). A formatura foi realizada na sede da unidade policial em Cuiabá.

O curso teve duração de quatro meses e contou com a presença de militares de Mato Grosso e dos Estados do Amapá e de Rondônia, que se capacitaram no curso mais exigente do quadro da Polícia Militar, tornando-se os novos “Caveiras de Fogo” da PMMT.

O comandante do Bope, tenente-coronel Hugo Roberto Silva Reis, destacou o alto nível técnico apresentado no curso, que iniciou com 19 militares, e parabenizou os formandos que completaram a formação.

“Foram longos 125 dias de treinamentos intensos, levados aos extremos físicos e psicológicos, com o objetivo de formar caveiras de fogo, com toda honra e glória. Parabéns a todos os senhores, mas também não podemos esquecer do alicerce silencioso dessa jornada, que é a família. Vocês são a retaguarda que sustenta a missão; o sacrifício do policial é também o sacrifício de quem está em casa”, agradeceu o tenente-coronel.

O comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel Claudio Fernando Carneiro Tinoco, também parabenizou os formandos e ressaltou a importância do Bope no controle de ocorrências de alta complexidade e no combate às facções criminosas em todo o Estado.

“O Bope é motivo de orgulho para nós e toda a sociedade. É a unidade que ostenta a coragem, a lealdade e a honra, que faz Mato Grosso recuperar a sua segurança pública, quando marginais tentam com o novo cangaço e com as facções criminosas. O nosso Bope exporta doutrina e conhecimento para todo o Brasil e é exemplo claro de trabalho quando falamos em tolerância zero para toda a criminalidade”, exclamou o coronel Fernando.

O secretário de Estado de Segurança Pública, coronel Cesar Roveri, enfatizou os investimentos que a unidade tem recebido do governo e também a valorização profissional para todos os policiais militares.

“Estamos disponibilizando recursos do Governo do Estado para o Bope e também para todas as unidades da Polícia Militar. Nós tivemos um apagão de 10 anos e, com o apoio do Governo e dos deputados da Assembleia Legislativa, nós podemos destravar o quadro de carreira dos policiais militares, abrindo vagas para promoções e dando oportunidades de progredir na carreira. Contem com o Governo do Estado, que está valorizando a Polícia Militar, garantindo a carreira, a progressão, com investimentos em equipamentos de qualidade e infraestrutura”, pontuou o secretário.

O deputado federal, coronel Assis, também esteve presente na solenidade e salientou o reconhecimento do Estado na Segurança Pública e do trabalho integrado no Congresso Federal para o alinhamento no combate às facções criminosas.

“Hoje, temos um reconhecimento por parte do governo, temos equipamentos de primeira qualidade. Mato Grosso é referência, em nível nacional, pelo conhecimento que exporta e que entrega dentro das operações especiais em nosso país. Nós estamos no Congresso Nacional defendendo o que acreditamos que é o certo para o nosso país, que o Estado precisa evoluir. Estamos trabalhando firmemente para criar um ambiente jurídico diferenciado processual penal para lidar com as facções”, finalizou o deputado.

Foto: Reprodução/Polícia Militar - MT
Foto: Reprodução/Polícia Militar - MT

Foto: Reprodução/Polícia Militar - MT
Foto: Reprodução/Polícia Militar - MT

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários