Quinta, 09 de Outubro de 2025
24°C 34°C
Várzea Grande, MT

Sorriso leva protagonismo feminino e rural ao debate climático em Brasília

Enquanto o mundo se prepara para a COP30, Sorriso mostra que pensa e age localmente para transformar globalmente. Nesta quinta-feira (9), o municíp...

09/10/2025 às 11h40
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Sorriso - MT
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Prefeitura de Sorriso - MT
Foto: Reprodução/Prefeitura de Sorriso - MT

Enquanto o mundo se prepara para a COP30, Sorriso mostra que pensa e age localmente para transformar globalmente. Nesta quinta-feira (9), o município participa do Seminário Pré-COP30 MT,em Brasília, um encontro que reúne lideranças nacionais e internacionais para discutir como o Brasil pode ser protagonista na agenda climática sem abrir mão da segurança alimentar.

O evento, que acontece no Espaço Cultural Brasil 21, das 9h às 17h30, busca fomentar um diálogo sobre como viabilizar o financiamento climático e fortalecer o papel de Mato Grosso e do Brasil na agenda global de clima, bioeconomia e desenvolvimento sustentável.

Dez anos após o lançamento da Estratégia PCI, o encontro assume papel simbólico e estratégico: comemorar resultados, identificar lacunas, reafirmar compromissos e estabelecer novas parcerias para enfrentar os desafios climáticos regionais e globais. O objetivo é reduzir emissões sem comprometer a segurança alimentar do planeta.

Sorriso está representada por Ana Catarina Tibaldei dos Reis, secretária adjunta de Agricultura Familiar e Segurança Alimentar, que participa como palestrante de um dos painéis: “Arte e Protagonismo Feminino na Amazônia e no Cerrado”. Nesse espaço, serão apresentados exemplos de lideranças femininas que atuam no meio rural, historicamente dominado por homens, trazendo sensibilidade, força e visão transformadora para temas complexos como restauração de áreas degradadas, inclusão social e articulação territorial.

Para Ana Catarina, é uma honra representar Sorriso em um evento de relevância nacional e internacional, “a presença da mulher do campo em espaços decisórios é fundamental! É ela que muitas vezes sustenta as famílias, preserva saberes locais e atua diretamente na relação entre produção, conservação e justiça social. No painel, vamos falar sobre experiências das comunidades rurais de Sorriso, para mostrar que o protagonismo feminino pode, e deve, inspirar políticas de base.”

O seminário abordará uma agenda multifacetada, com painéis que incluem produção agropecuária de baixas emissões, financiamento climático, políticas públicas estaduais, iniciativas de paisagem (Pactos PCI) e propostas para encaminhamentos da COP30.

Rumo à COP30 

 Realizada em Brasília, essa prévia ao encontro global é uma oportunidade singular para Mato Grosso apresentar proposições concretas e influenciar os debates da COP30, que ocorrerá em Belém entre 10 e 21 de novembro de 2025.

  • Texto: Larissa Gribler

    Atenção

    Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

    * O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
    500 caracteres restantes.
    Comentar
    Mostrar mais comentários