A qualidade dos serviços nos principais aeroportos do Brasil manteve um alto nível de aprovação entre os passageiros. De acordo com a Pesquisa Nacional de Satisfação do Passageiro e Desempenho Aeroportuário, referente a agosto de 2025, 94% dos usuários avaliaram a Satisfação Geral com os 20 terminais pesquisados como "4 - bons" ou " 5 - muito bons". A nota média geral de satisfação foi de 4,44, em uma escala de 1 a 5.
Realizado pela Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), o levantamento ouviu 8.517 passageiros em aeroportos que concentram 87% do fluxo de viajantes no país. Todos os 17 indicadores de infraestrutura, atendimento e serviços que compõem a pesquisa registraram notas médias acima de 4,0, meta de qualidade estabelecida pela Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero).
No ranking de satisfação geral, os destaques foram distribuídos entre os diferentes portes de aeroportos, refletindo a excelência operacional em terminais de diversas complexidades. Na categoria de aeroportos com até 5 milhões de passageiros por ano, o Aeroporto de Florianópolis (SC) obteve a maior nota do país, com 4,77. Entre os terminais de porte médio, que movimentam de 5 a 10 milhões de passageiros, o Aeroporto de Curitiba (PR) foi o mais bem avaliado, alcançando a nota 4,51. Já entre os grandes aeroportos, com movimentação superior a 10 milhões de passageiros, o Aeroporto de Confins (MG) liderou com a nota 4,62.
Para o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, os resultados demonstram o acerto do modelo regulatório e de investimentos para o setor. "A satisfação do passageiro é o nosso principal termômetro. Manter um índice de aprovação tão elevado de forma consistente demonstra que estamos no caminho certo, com um modelo que une o setor público e a iniciativa privada para oferecer serviços de excelência. Nosso objetivo é continuar aprimorando a infraestrutura aeroportuária para conectar o Brasil e gerar desenvolvimento", afirmou.
"Estamos no caminho certo, com um modelo que une o setor público e a iniciativa privada para oferecer serviços de excelência"Silvio Costa Filho
Modelo de concessões
Os resultados positivos e a alta satisfação dos passageiros são reflexo direto do bem-sucedido modelo de concessões aeroportuárias promovido pelo governo federal, sob a coordenação do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor). Com exceção do Aeroporto Santos Dumont (RJ), todos os terminais avaliados na pesquisa são administrados pela iniciativa privada.
Essa estratégia atrai investimentos para a modernização da infraestrutura e eleva o padrão dos serviços. Os contratos de concessão, supervisionados pelo MPor e regulados pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), estabelecem rígidos indicadores de qualidade e eficiência que as administradoras precisam cumprir. Itens como conforto, limpeza, agilidade nos processos de embarque e desembarque e qualidade dos serviços comerciais, todos avaliados na pesquisa, são pontos centrais nesses contratos.
Dessa forma, o modelo de gestão incentiva uma melhoria contínua na experiência do passageiro, transformando os aeroportos brasileiros em referências de qualidade e eficiência.
A consistência dos bons resultados é visível na série histórica da pesquisa. Nos últimos 12 meses, de setembro de 2024 a agosto de 2025, a nota média de satisfação geral dos passageiros oscilou positivamente entre 4,41 e 4,48, confirmando um padrão de alta qualidade na percepção dos usuários.
Apesar da alta satisfação geral, a pesquisa também funciona como um diagnóstico para aprimoramentos contínuos. Entre os pontos que merecem atenção por parte das administradoras aeroportuárias, segundo os passageiros, estão o custo-benefício dos produtos de alimentação, das lojas comerciais e do estacionamento, além de infraestrutura e conveniência (como disponibilidade e qualidade da internet/Wi-Fi e quantidade de tomadas disponíveis nas salas de embarque). Nesses itens, o percentual de notas abaixo de 4 foi ligeiramente maior que a média dos demais indicadores, sinalizando áreas para futuras melhorias.
A Pesquisa Nacional de Satisfação do Passageiro é uma ferramenta estratégica da SAC para monitorar a qualidade dos serviços e orientar políticas públicas para o setor.
Assessoria Especial de Comunicação Social
Ministério de Portos e Aeroportos
Mín. 24° Máx. 35°