Domingo, 17 de Agosto de 2025
20°C 39°C
Várzea Grande, MT

Cancelado debate sobre desafios do acesso à quimioterapia no SUS

A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados cancelou a audiência que faria nesta segunda-feira (14) sobre os desafios do acesso à quimioterapia no ...

14/07/2025 às 15h34
Por: Redação Fonte: Agência Câmara
Compartilhe:

A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados cancelou a audiência que faria nesta segunda-feira (14) sobre os desafios do acesso à quimioterapia no Sistema Único de Saúde (SUS).

O debatehavia sido solicitado pela deputada Geovania de Sá (PSDB-SC) e ainda não foi remarcado,

Geovania de Sá afirma que, apesar de existirem leis que preveem o início do tratamento de câncer em até 60 dias, a fila para a quimioterapia pode chegar a 150 dias. Essa demora afeta diretamente as chances de cura dos pacientes e mostra problemas na atenção à saúde.

"A situação da oncologia no SUS é trágica, refletindo desigualdades e falhas estruturais em nosso sistema de saúde da atenção básica e especializada e para o paciente, a continuidade da vida", afirma a deputada.

Principais leis
Diversas leis buscam dar respostas à prevenção, ao diagnóstico e ao tratamento ao câncer no País. Dentre elas, destacam-se:

  • Lei 12.732/12 , que dispõe sobre o primeiro tratamento de paciente com câncer e estabelece um prazo de 60 dias para seu início;
  • Lei 14.238/21 , que institui o Estatuto da Pessoa com Câncer;
  • Lei 14.758/23 , que institui a Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer no âmbito do SUS e Programa Nacional de Navegação da Pessoa com Diagnóstico de Câncer.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários