Quarta, 06 de Agosto de 2025
18°C 34°C
Várzea Grande, MT

Ruas lotadas em todo o Brasil marcam ato nacional pelo impeachment de Lula e Moraes

Atos da oposição realizados neste domingo (3) tiveram como pautas centrais a saída do presidente Luiz Inácio e do ministro Alexandre de Moraes, do STF; a retomada da elegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro; a anistia aos presos por motivação política e o fim das perseguições a críticos no país.

04/08/2025 às 09h22
Por: Redação Fonte: Conexão Política
Compartilhe:
Divulgação
Divulgação

por

Lideranças da direita comemoraram neste domingo (3) a adesão de milhares de manifestantes aos atos convocados em diversas regiões do Brasil contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). As manifestações, espalhadas por ao menos 100 cidades — incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Salvador, Belém e Porto Alegre — foram organizadas por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que, por estar sob medidas cautelares do STF, não pôde comparecer.

As mobilizações aconteceram às vésperas do retorno das atividades legislativas no Congresso e foram utilizadas pela oposição como meio de turbinar a pressão pela votação do projeto de anistia aos presos do 8 de janeiro e o impeachment de Moraes.

Em São Paulo, o maior ato foi liderado pelo deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), que fez uma ligação telefônica ao vivo para Bolsonaro. “Mesmo preso em casa, ele está vendo isso aqui. Essa é a sua força, a sua voz”, declarou o parlamentar. Na capital paulista, Valdemar Costa Neto, presidente do PL, também discursou e disse estar surpreso com a grande presença de público: “Jamais esperei que hoje tivéssemos tanta gente”. Houve também registro de grande adesão em cidades do interior paulista, como Araçatuba, sob comando do vereador João Pedro Pugina (PL-SP).

Apesar da ausência do ex-presidente, que está proibido de sair de casa aos fins de semana e impedido de usar redes sociais, a movimentação foi considerada expressiva por aliados. Para o senador Rogério Marinho (PL-RN), a mobilização é “um dia histórico em defesa da liberdade e contra perseguições políticas”.

No Rio de Janeiro, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) representou o pai ao lado de um boneco de papelão em tamanho real do ex-presidente. “Obrigado a todos. É pela nossa liberdade. Pelo nosso Brasil. Sempre estaremos juntos”, disse Bolsonaro por telefone.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários