Terça, 19 de Agosto de 2025
20°C 39°C
Várzea Grande, MT

Ministério dos Portos e Aeroportos realiza sondagem de mercado para concessão da Hidrovia do Paraguai

Prática comum no setor financeiro, formato é utilizado para consultar investidores sobre a viabilidade de novas propostas

19/08/2025 às 17h17
Por: Redação Fonte: Ministério dos Portos e Aeroportos
Compartilhe:
Ministério dos Portos e Aeroportos realiza sondagem de mercado para concessão da Hidrovia do Paraguai
Ministério dos Portos e Aeroportos realiza sondagem de mercado para concessão da Hidrovia do Paraguai

Entre os dias 15 e 16 de setembro, o Ministério de Portos e Aeroportos e a Secretaria Nacional de Hidrovias vão promover um Market Sounding na sede da pasta, para ouvir investidores e especialistas interessados no processo de concessão da Hidrovia do Paraguai, a primeira do Brasil. As inscrições para os participantes estão abertas e seguem até o dia 10 de setembro.

O Market Sounding é uma prática comum no setor financeiro e é utilizado para consultar investidores sobre a viabilidade de novas emissões ou propostas. Os participantes-alvo da ação são investidores, instituições financeiras, stakeholders e demais interessados.

O formato dos encontros será one-on-one, o que significa que o investidor privado se reunirá com Diretores e Secretários do Ministério e da Agência Reguladora, de forma separada, com o objetivo de ouvir a opinião dos interessados sobre o projeto já encaminhado para o Tribunal de Contas da União (TCU).

Concessão da Hidrovia

O projeto da Hidrovia do Paraguai foi estruturado em uma parceria entre o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e Agência Nacional de Transporte Aquaviário (Antaq) e integra as ações prioritárias do Novo PAC, para fortalecer a navegação interior e a logística sustentável do país.

Essa é a primeira concessão hidroviária interior do Brasil, representando um marco regulatório e logístico para o país. A iniciativa prevê a atração de investimentos privados, a geração de empregos, o estímulo ao desenvolvimento regional e a integração eficiente entre os modais rodoviário, ferroviário e aquaviário.

A Hidrovia do Rio Paraguai tem cerca de 600 quilômetros de extensão em território brasileiro e é estratégica para o escoamento de cargas no Centro-Oeste. A concessão compreende o Tramo Sul, o Canal do Tamengo e as infraestruturas associadas, abrangendo o trecho entre Corumbá (MS) e a foz do Rio Apa.

Com a futura concessão, a hidrovia contará com calado operacional de 3 metros em períodos de cheia e de 2 metros na estiagem, garantindo trafegabilidade durante a maior parte do ano. A próxima etapa será a consolidação dos estudos finais, que serão submetidos ao Tribunal de Contas da União (TCU). Após a aprovação do órgão de controle, o edital será publicado e o leilão poderá ser realizado.

Serviço :

O quê: Market Sounding Hidrovia do Paraguai

Quando: 15 e 16 de setembro

Onde: Ed. Anexo do Ministério de Portos e Aeroportos, 1º andar - Ala Oeste

Inscrições: até 10 de setembro pelo link https://forms.office.com/pages/responsepage.aspx?id=ahzwe_vmGkK7srkMPqho906Y-bgJWKtAlfBi9V-LX7ZUM0lHUEJHN01IOThUODFQUU4xOVpIRjBMNiQlQCN0PWcu&route=shorturl

Assessoria Especial de Comunicação Social

Ministério de Portos e Aeroportos

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários