A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul realizou, nesta quarta-feira (20), a formatura do 3º Curso de Operações Policiais (COP). A cerimônia de entrega dos certificados e brevês aos formados aconteceu no auditório da Academia de Polícia Civil Delegado Júlio César da Fonte Nogueira (Acadepol-MS) e reuniu diversas autoridades civis e militares, além de familiares e convidados, que prestigiaram a conclusão de uma das formações mais exigentes da instituição.
O curso, organizado pelo Garras (Delegacia Especializada de Repressão a Roubos a Banco, Assaltos e Sequestros), tem como objetivo preparar policiais para atuação em situações de alto risco, com ênfase em técnicas operacionais, preparo físico e psicológico, trabalho em equipe e preservação da vida. A turma iniciou com 22 participantes, entre policiais civis de Mato Grosso do Sul e de outros estados, além de integrantes de forças de segurança parceiras.
Após semanas intensas de treinamento, apenas quatro concluíram todas as etapas do COP, demonstrando a alta exigência e o rigor da capacitação. Dentre os formados estão dois investigadores lotados na Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais da Polícia Civil do Rio Grande do Norte (CORE/PCRN) e dois delegados lotados na Delegacia Especializada na Repressão ao Narcotráfico da Polícia Civil do Mato Grosso do Sul (DENAR/PCMS).
Durante a cerimônia, autoridades ressaltaram a importância da qualificação contínua dos profissionais de segurança pública e o impacto positivo que cursos como o COP trazem para a sociedade. Também destacaram a integração entre as forças policiais e o fortalecimento das ações conjuntas no combate ao crime organizado e em operações de grande complexidade.
O Delegado-Geral Adjunto da Polícia Civil, Márcio Custódio destacou inclusive, que o GARRAS tem se destacado nacionalmente, sendo motivo de orgulho para a instituição, no que diz respeito a esta formação. “Este é o objetivo do curso, selecionar, formar e forjar de fato novos guerreiros, que possam atuar nas batalhas que travamos diariamente contra a violência e a criminalidade. Hoje é um dia de celebração, de nos orgulharmos dos novos formandos, que puderam se conhecer e superar todos os seus limites. Que Deus os proteja diariamente, os livrando de todo o mal”, concluiu.
No encerramento da solenidade, os quatro concluintes receberam seus respectivos certificados e brevês e também puderam abraçar os familiares e amigos, que os apoiaram durante todo o processo.
Mín. 22° Máx. 39°