Cerca de 2 milhões de pessoas no Brasil convivem com a demência, segundo a Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz). Para marcar o Dia Nacional de Conscientização da Doença de Alzheimer (21 de setembro), a Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial da Câmara dos Deputados promoveu audiência pública sobre o tema.
A presidente da ABRAz no Distrito Federal, Juliana Martins, destacou que os fatores de risco são diversos e estão ligados, por exemplo, ao estilo de vida – como sedentarismo, tabagismo e consumo de álcool –, à baixa escolaridade e ao isolamento social na velhice.
A deputada Erika Kokay (PT-DF), que pediu a audiência, lembrou que a Política Nacional de Cuidado Integral às Pessoas com Alzheimer, criada em 2023, também deve contemplar quem cuida dos pacientes.
Segundo ela, é necessário oferecer apoio a cuidadores familiares e incorporar essa função à estrutura do Sistema Único de Saúde (SUS), para melhorar a qualidade de vida dos pacientes e de suas famílias.
O que é
A doença de Alzheimer é uma enfermidade neurodegenerativa crônica e progressiva que afeta a memória, o comportamento e outras funções cognitivas, representando uma das principais causas de demência no mundo.
Estima-se que milhões de pessoas convivam com essa condição, muitas vezes sem diagnóstico adequado ou acesso aos cuidados necessários.
Mín. 22° Máx. 37°