Recém assinada a ordem de serviço pelo Executivo Municipal, as obras da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Residencial Nico Baracat estão em andamento, com os trabalhos de fundação sendo desenvolvidos pelas equipes de trabalho. “Estamos acompanhando o andamento dessa obra, que queremos que seja entregue o quanto antes para ajudar a população que mora aqui no residencial e nas proximidades”, disse o prefeito Roberto Dorner, que esteve nesta manhã (24) vistoriando os trabalhos. “Esse é mais um compromisso que nós temos com Sinop, com a nossa saúde, portanto está aí o trabalho mostrando que realmente não para”, complementou.
A vistoria foi acompanhada pelo secretário de Saúde, Érico Stevan, que destacou a importância da unidade para a região. “A obra da UBS Nico Baracat, que vai atender não só o residencial, como também toda a região, seguindo o compromisso do prefeito Roberto Dorner e do vice-prefeito Paulinho, de humanização nos atendimentos para as pessoas aqui dessa comunidade, desse bairro”, pontuou.
Conforme o secretário, o município vem investido no fortalecimento da rede de atenção primária em saúde. “Essa é uma unidade de porte 2, então, inicialmente, nós teremos aqui dois médicos, dois dentistas, toda uma equipe pronta. E, claro, vamos trazer a farmácia básica, sala de vacina, para a população não precisar se deslocar dois, três quilômetros para ir até uma unidade de saúde. Então é um sonho que está se tornando realidade”, acrescentou.
O projeto conta com investimento de R$ 3,2 milhões, provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal e, também recursos próprios, com prazo de execução estimado em 12 meses. A unidade está sendo construída em um espaço de 3.145,54 m² e, quando pronta, terá 602,77 m², compreendida entre área de construção, calçada impermeável (98,31m²) e área de ambulância (29,25 m²). A unidade em construção vai atender, diretamente, 1.440 famílias que se mudaram, recentemente, para o residencial entregue pela Prefeitura.
Expansão e fortalecimento
Atualmente, a rede de atenção primária em saúde conta com 23 UBSs na área urbana e um ponto de apoio na área rural (Gleba Mercedes) e o Executivo segue trabalhando para fortalecer e ampliar os serviços. Há poucos dias, o vice-prefeito Paulinho Abreu se reuniu com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, buscando a implantação de mais unidades .
“Devido à importância do tema, solicitamos cinco Unidades Básicas de Saúde, para ampliar a nossa cobertura da atenção primária aqui na cidade. Nós já temos três [unidades] habilitadas, mas solicitamos cinco para que possamos ampliar de 65% de cobertura, para em torno de 90%, resolvendo o problema de atenção básica no nosso município”, detalhou Abreu, na ocasião. Agora, o município aguarda a finalização dos trâmites administrativos ministeriais antes da resposta final da solicitação.
Mín. 23° Máx. 39°