O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) participou, neste mês de setembro, da Smart Rivers 2025, uma das principais conferências internacionais sobre transporte hidroviário, realizada em Memphis (EUA) e promovida pela PIANC – The World Association for Waterborne Transport Infrastructure. O evento reuniu especialistas, pesquisadores e autoridades de diversos países para discutir segurança, sustentabilidade e inovações na navegação interior.
Realizada bienalmente, a conferência promove o compartilhamento de conhecimento técnico e científico, apresenta inovações no setor e discute temas ligados à segurança e à sustentabilidade do transporte fluvial, além de fortalecer as economias e comunidades que dependem das hidrovias para suas atividades.
Segundo Bruna Denise Santoyo, coordenadora-geral de Navegação Interior, da Secretaria Nacional de Hidrovias e Navegação, a Conferência Smart Rivers se destacou pelas discussões técnicas e pela qualidade das apresentações, proporcionando excelentes oportunidades de networking entre os participantes. "O evento é uma oportunidade importante para o intercâmbio de experiências entre os países e conhecimento técnico entre os especialistas no setor hidroviário", ressaltou.
Além da participação em palestras e painéis, a delegação realizou visitas técnicas ao Rio Mississippi, com foco em inovação, sustentabilidade e cooperação internacional. O intercâmbio permitiu observar boas práticas de gestão hidroviária que podem ser aplicadas em projetos brasileiros.
Para o coordenador de Política de Navegação Interior, da SNHN, Rafael Seronni, essa missão técnica foi fundamental para complementar a teoria com a prática, permitindo observar de perto a gestão do Rio Mississippi pela USACE (United States Army Corps of Engineers), órgão responsável pela operação e manutenção de hidrovias e infraestrutura hídrica nos Estados Unidos. “Essa experiência trouxe importantes inspirações para aprimorar políticas e projetos do setor hidroviário brasileiro”, destacou, ressaltando o valor do aprendizado prático para a modernização e sustentabilidade das hidrovias no Brasil.
O evento também reforçou a importância da cooperação internacional e do intercâmbio de experiências para fortalecer políticas públicas, ampliar a segurança e sustentabilidade das hidrovias e apoiar o desenvolvimento do transporte aquaviário no Brasil.
A comitiva brasileira contou ainda com técnicos da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
Assessoria Especial de Comunicação Social
Ministério de Portos e Aeroportos
Mín. 25° Máx. 39°