Texto gerado pela Alê, nossa inteligência artificial.
A 6ª edição do Mutirão da Cidadania Social, realizado pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e coordenado pelo deputado estadual Wilson Santos (PSD), em parceria com diversas instituições públicas e privadas, atendeu centenas de moradores da comunidade Chácara dos Pinheiros, em Cuiabá, no último sábado (27). Mais de 30 serviços gratuitos foram disponibilizados, desde atendimentos na área da saúde até a regularização de documentos.
Segundo o parlamentar, o bairro foi escolhido por ser uma comunidade tradicional do Coxipó da Ponte. “Acompanho essa comunidade há décadas e é gratificante ver como ela se desenvolveu. Vieram o asfalto, a quadra poliesportiva, o centro comunitário, calçadas, iluminação e outras melhorias. Agora, viemos somar com estes avanços, trazendo os principais serviços que todo cidadão necessita”, destacou.
O líder comunitário Osvaldo Brito reforçou a importância da iniciativa. “Queremos agradecer ao deputado Wilson Santos, à sua equipe e a todos os parceiros. Quem ganha é a sociedade. O poder público vindo até a comunidade faz toda a diferença, porque muitos moradores têm dificuldade de se locomover até o centro”, afirmou.
Moradores aproveitaram os serviços de diversas formas. Maiara Miranda relaxou com massagem e atualizou a carteira de vacinas. Já a aposentada Juscinete Maria Silva participou do projeto itinerante "Nos Limites da Natureza”, laboratório móvel de educação ambiental que promove experiências imersivas sobre preservação, sustentabilidade e riscos de colapso ambiental. “Gostei muito, me trouxe lembranças do contato com a natureza. Foi uma oportunidade também para as crianças conhecerem a biodiversidade do nosso estado. Aproveitei para levar mudas frutíferas e vacinar meus animais”, relatou.
O serralheiro Joary Gonçalves cortou o cabelo, fez exame oftalmológico e ainda tirou a nova carteira de identidade. “Esse mutirão é muito importante. A comunidade é carente e tem dificuldade de acessar serviços gratuitos como esses”, disse.
A manicure Taiene da Silva também garantiu documentos para os filhos e atendimento médico. “O bairro precisava dessa atenção. Isso ajuda muito a gente. Só temos a agradecer ao deputado Wilson Santos por facilitar a nossa vida”, afirmou.
Além dos atendimentos jurídicos, psicológicos e médicos, o mutirão também ofereceu orientação sobre saúde mental, balcão de emprego, doação de mudas e vacinação de animais de estimação. Na área de saúde e bem-estar, o público teve acesso aos tratamentos de auriculoterapia, fitoterapia, nutricionismo, aferição de pressão artéria e de glicemia. Sem contar que puderam emitir e regularizar os documentos pessoais e de imóveis. No encerramento do evento, os participantes concorreram a sorteio de brindes.
Mín. 24° Máx. 41°