Conter a erosão e de quebra tornar a cidade cada dia mais agradável aos olhos propiciando um ambiente mais lindo de se viver. É com esse propósito que a equipe do Horto Municipal Sebastião Almeida da Silva da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (Sama) iniciou o trabalho de urbanização da Avenida Claudino Francio na altura do bairro São José. No local estão sendo plantadas mudas de ipês, intercalando entre o branco e o amarelo, além da criação de um tapete verde.
Responsável pela Sama, Clóvis Picolo Filho, explica que a urbanização da via irá evitar erosão e acúmulo de terra na própria rua. “Optamos pelo ipê branco e amarelo pensando na floração; o amarelo tem a floração entre junho a julho e o branco entre agosto e setembro, então teremos uns três meses de floração em todo o sentido da via”, pontua. Picolo acrescenta que para o tapete verde está sendo aproveitada a grama retirada de outra avenida, a Blumenau, onde será construído o prolongamento da ciclovia. Já as mudas de ipê foram todas produzidas no próprio Horto Municipal. “Estamos embelezando uma via e atuando na urbanização sem custos para aquisição dos materiais”, detalha.
O gestor salienta que há virou rotina para sorrisenses e visitantes apreciar a beleza das flores nos canteiros e rotatórias. O paisagismo, vale lembrar, está presente nas rotatórias; canteiros; avenidas; áreas verdes; áreas de lazer como as praças, lagos e o próprio Parque Ecológico Claudino Francio. A beleza das flores e o mesmo cuidado com o paisagismo também está presente nos distritos do Município.
Além de manter os ambientes bonitos, e consequentemente mais atrativos para o lazer das famílias sorrisenses, a ação também propicia ambientes mais limpos e organizados. “O trabalho no Horto é intenso para garantir a beleza que já é sinônimo de Sorriso e agora vamos levar essas cores e vidas para a Claudino Francio”, finaliza o secretário.
Texto: Claudia Lazarotto
Fotos: Sama
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Mín. 24° Máx. 34°