Foi lançado nesta sexta-feira, 10 de outubro, no Centro Histórico-Cultural Benjamin Raiser o projeto “Sorriso 40 anos – a história de nossa gente”. Idealizado pela Revista Fator, o projeto conta com o apoio da Prefeitura Municipal, entidades e empresários locais.
Presente no evento o prefeito Alei Fernandes pontuou que “são 40 anos de muitas conquistas e muitas glórias. Existe um passado, de quem construiu e quem fez. A proposta aqui é contar uma história grandiosa que envolve a conquista do cerrado e do desenvolvimento de uma extensa região”, diz.
“Quero parabenizar do fundo do coração, a equipe da Fator MT, que se propôs a contar a história da nossa gente, é um momento para ficar registrado para sempre na memória das pessoas quem trouxe Sorriso até aqui”, completa Alei.
O presidente do Legislativo, Rodrigo Materazzi, nascido em Sorriso, relatou e enalteceu o esforço dos pioneiros. “Creio que a maioria dos pioneiros passou pela mesma situação dos meus avós que chegaram aqui e se abrigaram em baixo de uma lona; são muitas histórias de uma cidade que cresceu e deu certo”, frisa.
Já o diretor geral da Fator MT, Luciano Monteiro, fez questão de destacar que a história que está sendo escrita é o relato direto dos sorrisenses com as dificuldades iniciais, as vitórias, as angustias de cada momento vivido e o sorriso de cada conquista.
A proposta lançada busca contar a história de pessoas que viveram a cidade, que presenciaram a história acontecendo, que partilharam seu conhecimento, sua força e sua fé com esse chão e também de quem acabou de chegar. “É uma celebração à gente sorrisense”, salienta Monteiro.
Além das biografias escritas, o site da Fator já iniciou a publicação do material em vídeo. Também já é possível conferir parte da obra em um museu virtual instalado no próprio Centro Histórico-Cultural Benjamim Raiser. Sorriso completará 40 anos em 13 de maio de 2026 quando a obra completa será lançada.
O lançamento, realizado no Centro Histórico Cultural Benjamin Raiser, contou com a presença do prefeito Alei Fernandes, da primeira-dama e secretária da Mulher e da Família, Mara Fernandes; da secretária de Cultura, Marisa Netto; do primeiro padre do Município, Gaspar Goldschimidt e de representantes do Rotary Club e da comunidade sorrisense.
Texto: Claudia Lazarotto
Fotos: Ney Douglas
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Mín. 24° Máx. 35°