Durante todo o mês de outubro, o Município intensifica as ações voltadas à saúde da mulher dentro da campanha Outubro Rosa, movimento mundial que chama atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero.
De acordo com Cátia Luciano, coordenadora da Atenção Primária, as unidades de saúde terão programação especial para atender o público feminino. “Cada unidade vai definir o melhor horário para receber as pacientes. Algumas farão o atendimento no período noturno, no dia 22, e outras durante a tarde do dia 25. A ideia é oferecer mais oportunidades para que as mulheres possam cuidar da sua saúde com conforto e tranquilidade”, explicou.
As mulheres a partir dos 24 anos ou com vida sexual ativa podem procurar sua unidade de referência para agendar o exame preventivo (Papanicolau). Já a mamografia será oferecida mediante solicitação médica para mulheres de 50 a 74 anos, faixa etária recomendada para o rastreamento.
Segundo Cátia, há situações específicas em que o exame também pode ser indicado fora dessa faixa. “Mulheres com histórico familiar de câncer de mama, pertencentes a grupos de risco, ou que perceberem algum nódulo ou alteração nas mamas devem procurar o serviço de saúde para avaliação. O importante é não ignorar os sinais e manter o acompanhamento em dia”, reforçou.
A campanha busca incentivar o autocuidado e a prevenção, promovendo um mês inteiro de atenção especial às mulheres, com ações que incluem orientações e facilitação no acesso aos exames preventivos.
“O Outubro Rosa é mais do que uma campanha, é um convite para que as mulheres reservem um tempo para si e para sua saúde”, concluiu Ana Claudia Ferraz, secretária adjunta de Saúde.
Texto: Janaína Oliveira
Fotos: Internet
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Mín. 24° Máx. 35°