A Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) participou, em 2025, de missões institucionais à Índia e à China com o objetivo de fortalecer parcerias e buscar soluções inovadoras para o desenvolvimento dos municípios. Durante as viagens foram discutidas oportunidades em tecnologia, energia renovável, infraestrutura, conectividade rural e gestão pública.
A missão à Índia ocorreu em agosto, reunindo representantes da AMM, do Governo de Mato Grosso, prefeitos e instituições parceiras em um roteiro por algumas das principais cidades do país. O grupo esteve em Mumbai e Pune, onde conheceu empresas e instituições de referência em tecnologia e inovação.

Em Mumbai, visitou uma companhia líder em 5G e Internet das Coisas (IoT), reuniu-se com autoridades do estado de Maharashtra e de Navi Mumbai para tratar de energia limpa, transformação digital e inovação urbana, além de participar de um jantar de negócios com empresários locais. Em Pune, a delegação esteve no MIT Pune, discutindo cooperação acadêmica e formação tecnológica. O roteiro também incluiu reuniões na Confederação das Indústrias Indianas, com startups e rodada de negócios, e na multinacional Tech Mahindra, referência em soluções digitais, consultoria e telecomunicações.
Os prefeitos destacaram que a viagem representou uma oportunidade inédita de aprendizado, intercâmbio e de captação de investimentos, reforçando o compromisso em aplicar práticas bem-sucedidas que tragam crescimento econômico e melhorias para a população.

A missão à China foi realizada em novembro, com o objetivo de ampliar parcerias e buscar novas oportunidades de inovação e tecnologia para os municípios de Mato Grosso. A AMM integrou a comitiva liderada pelo Governo do Estado, que cumpriu uma intensa programação no país asiático com o objetivo de identificar novas oportunidades, fortalecer laços econômicos e buscar investimentos.
A agenda da missão incluiu visitas técnicas a câmaras de comércio e centros de inovação em Hong Kong e Macau, com o objetivo de trocar experiências e identificar potenciais investimentos para o desenvolvimento regional.
Representação institucional - A AMM foi representada nas duas missões pelo vice-presidente da instituição, Hemerson Máximo, Maninho, que destacou a oportunidade para divulgar o potencial de Mato Grosso e abrir portas para parcerias internacionais, atrair investimentos estratégicos e fomentar o desenvolvimento dos municípios mato-grossenses com base em experiências globais de inovação e tecnologia.
Na missão à Índia também participaram os prefeitos de Lambari D'Oeste, Marcelo Vieira, de Cláudia, Marcos Fernando Feldhaus, de Vera, Yago Giacomelli, de Serra Nova Dourada, Elson Mara, além do secretário executivo da AMM, William Moraes.
Mín. 23° Máx. 34°