Nesta quarta-feira (14), Sorriso recebeu a visita de acompanhamento da professora Nádia Assein Arús e da técnica Patrícia Cardoso Camilo Bringhenti, representantes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), instituição responsável pela coordenação nacional do Programa Mais Saúde com Agente. A agenda, realizada na Faculdade Anhanguera, teve como objetivo avaliar o andamento das atividades e o cumprimento das etapas previstas no município.
Atualmente, cinco turmas e mais de 100 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) participam das capacitações. O objetivo do programa é fortalecer a atuação dessas categorias, ampliando conhecimentos e habilidades para o trabalho em campo. O resultado esperado é um atendimento cada vez mais qualificado à população e ações de prevenção, promoção e vigilância em saúde mais eficazes.
A coordenadora da Atenção Primária, Catia Freitas Luciano, frisa que o número expressivo de inscritos demonstra o interesse e o comprometimento com a formação continuada. “Ter essa quantidade de alunos participando reforça a importância de investir no aprimoramento profissional. A gestão dará todo o apoio necessário para que todos concluam o curso e que o aprendizado seja realmente proveitoso, refletindo diretamente na qualidade do serviço prestado à comunidade”, destacou.
Além de promover atualização técnica, o programa contribui para a valorização e motivação dos profissionais, fortalecendo o vínculo com a comunidade e potencializando os resultados das políticas públicas de saúde no Município.
A programação iniciou com uma reunião entre as visitantes e a coordenadora da Atenção Primária. Em seguida, elas conversaram com as quatro preceptoras que acompanham as turmas localmente e, no período da tarde, acompanharam uma aula prática de Primeiros Socorros, reforçando o caráter técnico e aplicado do curso.
Durante a visita, a professora Nádia ressaltou a importância de conhecer, presencialmente, a realidade das cidades que participam do curso.
“Avaliar in loco uma proposta de educação à distância pensada para todo o Brasil é sempre permeada de surpresas. Estar em Sorriso foi uma grata surpresa: encontramos um município organizado, cumprindo todas as etapas propostas, e certamente os efeitos positivos serão sentidos pela população”, afirmou.
Texto: Janaína Oliveira
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Mín. 14° Máx. 35°