Corrigir a acidez do solo e fornecer nutrientes essenciais como cálcio e magnésio, melhorando a produtividade das culturas. Essa é a principal função do uso de calcário na agricultura. E para isso a Patrulha Mecanizada da Secretaria Municipal Agricultura Familiar e Segurança Alimentar (Semasa) vem atuando nas propriedades rurais do Assentamento Jonas Pinhiero (Poranga), Projeto Casulo e Cinturão Verde. A iniciativa deve levar a aplicação de mais de 500 toneladas de calcário com foco na correção do solo e prepara para o plantio.
O serviço, destaca o gestor da Semasa, Lucas de Oliveira, integra um rol de ações da Prefeitura de Sorriso para fortalecer a agricultura familiar, ofertando suporte técnico e estrutural para impulsionar a produção. Ontem, 23, o trabalho foi executado em três propriedades. Somadas as ações dos últimos dias, dez propriedades já passaram pela correção do solo com a aplicação de mais de 150 toneladas somente no Assentamento Jonas Pinheiro. A meta, é chegar à distribuição das 500 somados os três pontos (Jonas Pinheiro, Projeto Casulo e Cinturão Verde).
Lucas destaca que todo produtor familiar que precisar dos serviços pode e deve procurar a Semasa para solicitação e agendamento. A equipe realiza o atendimento por sequência das ordens de serviços solicitadas
A iniciativa, lembra o secretário, se soma a outras ações como o atendimento técnico aos produtores. "De modo geral, nosso objetivo é propiciar condições para que os pequenos produtores possam ampliar sua produtividade e garantir renda para suas famílias”, diz. “O serviço prestado pela Patrulha Mecanizada é uma ferramenta fundamental para isso, pois permite que os agricultores tenham acesso a máquinas e equipamentos que facilitam o trabalho no campo", finaliza.
Texto: Claudia Lazarotto
Fotos: Semasa
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Mín. 23° Máx. 39°