Durante o mês de outubro, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza uma programação especial voltada à prevenção e ao cuidado com a saúde da mulher.
As ações fazem parte do movimento internacional “Outubro Rosa”, que tem como foco, o diagnóstico precoce e a orientação sobre a prevenção e tratamento do câncer de mama e de colo uterino.
A supervisora da Atenção Primária à Saúde Gabrielle Vidal explica que todas as unidades básicas de saúde (UBSs), interior e área urbana, terão um dia “D”, com ações voltadas a saúde da mulher.
Serão ofertados testes rápidos para a detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), coleta de material do colo do útero (Preventivo), exame clínico das mamas e mamografias, atualização do cartão vacinal e avaliação odontológica.
“Faço um convite a todas as mulheres, que tirem um tempinho para cuidar da própria saúde. Nossas unidades estão com programação especial e preparadas para receber todas com o maior carinho”, ressalta a supervisora.
A campanha “Outubro Rosa” surgiu nos Estados Unidos, no início dos anos de 1990. No Brasil, o primeiro ato oficial foi em 2002, com a iluminação do Obelisco do Ibiapuera, em São Paulo.
Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é o tipo mais comum no mundo. No Brasil, representa cerca de um, em cada três casos diagnosticados em mulheres.
A supervisora ressalta ainda que, as ações começam na quinta-feira (02), na UBS Jardim das Palmeiras, mas que, independente da campanha, todos os serviços de prevenção e orientação contra a doença estão disponíveis, gratuitamente, o ano inteiro.
“Sabemos que a maioria das mulheres trabalha, cuida da família e muitas vezes, a própria saúde fica em segundo plano. Mas é preciso tirar um tempinho e se cuidar, pelo menos uma vez ao ano”.
Mín. 25° Máx. 41°