Sábado, 16 de Agosto de 2025
13°C 36°C
Várzea Grande, MT

Sinop sedia 3º Workshop de Licenciamento RedeSim da Junta Comercial de Mato Grosso

Com tema “Desburocratizar para crescer - um novo olhar sobre a formalização empresarial”, a Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat), realizou em S...

11/07/2025 às 11h12
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Sinop - MT
Compartilhe:
Foto: Renan Souza
Foto: Renan Souza

Com tema “Desburocratizar para crescer - um novo olhar sobre a formalização empresarial”, a Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat), realizou em Sinop, o 3º Workshop de Licenciamento RedeSim, com objetivo de capacitar os municípios da região norte do estado. O evento ocorreu ontem (10), durante todo o dia, no Plenário Jorge Abreu, na Câmara Municipal de Vereadores.

O evento contou com a participação do presidente da entidade, Manoel Lourenço Amorim Silva, que destaca a escolha de Sinop, como cidade polo, para centralizar a capacitação aos demais municípios sobre o funcionamento da RedeSim como ferramenta facilitadora dos processos de aberturas e regularizações das empresas.

“A Junta Comercial [Jucemat] tem algumas ferramentas de registros, umas que demoram horas e outras que demoram minutos, e ai a gente faz esse workshop em uma cidade polo, e os municípios do entorno, a gente convida todos, na pessoa de seus técnicos, para que a gente possa triná-los, na área da vigilância sanitária, meio ambiente, e, também, o corpo de bombeiros, e, com isso, a gente levar para os empreendedores um registro mais rápido, mais fácil, como por exmeplo, o balcão único”, comentou Amorim.

Ele explica ainda que uma das informações que está no centro do compartilhamento desses eventos é a isenção concedida pelo Governo de Mato Grosso, da taxa de abertura e empresas.

“Hoje, a Junta Comercial não cobra o preço público, aquela taxa que geralmente ocorre para se registrar uma empresa, porque o governador Mauro Mendes encaminhou em 2021, para Assembleia Legislativa, esse projeto de lei para não pagar essa taxa e a Assembleia aprovou. Então hoje a gente leva essas informações, para poder dar um boom no balcão único”, explicou.

Ivete Mallmann, secretária de Finanças e Orçamentos de Sinop, uma das palestrantes do evento com o tema: “Melhores práticas para o licenciamento no setor público”, explica que é motivo de contentamento para Sinop poder sediar esse evento regional e recepcionar os municípios circunvizinhos, o que cada vez mais, consolida a cidade como polo regional em vários setores.

“Esse é um workshop muito importante. Tivemos o privilégio de recepcionar vários municípios da nossa região, para falar um pouco da experiência do município de Sinop, com a implantação da RedeSim. Os benefícios, as vantagens, principalmente a desburocratização, a facilidade dos processos judiciais, o quanto isso auxilia os contadores, os empresários do nosso município, trazendo para Sinop, um ambiente mais próspero, principalmente, na questão econômica, mas também trazendo facilidades”, explicou ela.

Ela fala ainda da importância da Prefeitura de Sinop e Poder Legislativo buscar o apoio de entes federativos, neste caso o Governo de Mato Grosso, para eventos e participações dentro das repartições públicas, que fomenta o desenvolvimento do município como num todo.

“O município sempre buscando apoio do governo do estado, em parceria com a Jucemat, e trazendo para todos nós um ambinete que faz com que a economia possa ser, realmente, contemplada e o empresário tendo facilidades no seu processo de regularização de sua empresa e a abertura, também, no nosso município”, concluiu.

Foto: Renan Souza
Foto: Renan Souza
Foto: Renan Souza
Foto: Renan Souza
Manoel Lourenço Amorim Silva - Presidente Jucemat / Foto: David Willian
Manoel Lourenço Amorim Silva - Presidente Jucemat / Foto: David Willian
Ivete Mallmann - Secretária de Finanças e Orçamentos / Foto: David Willian
Ivete Mallmann - Secretária de Finanças e Orçamentos / Foto: David Willian
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários