Sábado, 16 de Agosto de 2025
13°C 36°C
Várzea Grande, MT

SAE realiza capacitação de enfermeiros sobre a dispensação de Prep e Pep no combate ao HIV

O Serviço de Atendimento Especializado (SAE) realiza nesta sexta-feira (11), a capacitação de enfermeiros da rede municipal da Atenção Primária de ...

11/07/2025 às 14h06
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Sinop - MT
Compartilhe:
Suelenn Barbosa
Suelenn Barbosa

O Serviço de Atendimento Especializado (SAE) realiza nesta sexta-feira (11), a capacitação de enfermeiros da rede municipal da Atenção Primária de Saúde, que atendem nos Centros Integrados de Atendimentos (CIA’s) Jacarandás, Umuarama e André Maggi, sobre a dispensação dos medicamentos utilizados na Profilaxia Pós-Exposição (PEP) e Profilaxia Pré-Exposição (Prep) às infecções causadas pelo HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana).

Lúcia Mendes, responsável técnica do SAE, afirma que o objetivo principal do evento é atualizar os profissionais e promover uma capacitação que humanize o atendimento e possibilite uma melhor prestação desse serviço nas unidades dos CIA’s, aos pacientes que precisam dos medicamentos para tratamento ou profilaxia contra infecção por HIV.

“Então hoje a capacitação são para enfermeiros da atenção primária de saúde, sobre a Prep e Pep. Além das informações que envolvem sua aplicação e atuação, os atualizamos sobre esse novo fluxo de atendimento com esses medicamentos, que agora, passam a ser disponibilizados, também, nos CIAS Jacarandás, Umuarama e André Maggi”, explicou ela.

Walter Esteves Lima, coordenador do SAE, explica que o serviço da Prep e Pep podem ser realizados ou tratados pelo Serviço de Atenção Especializada e/ou Centro de Testagem e Aconselhamento, bem como pela Atenção Primária à Saúde.

“Em Sinop, o atendimento às situações de urgência com indicação da Pep deve ser o local de mais fácil acesso para o usuário e está disponível nas unidades de Atenção Primaria à Saúde, no SAE - Serviço de Assistência Especializada, nas Unidades de Pronto Atendimento e, em casos de internação, no Hospital Regional de Sinop e Hospital Santo Antônio”, comentou ele.

PEP

A Pep é uma medida de prevenção de urgência para ser utilizada em situação de risco à infecção pelo HIV. Existe, também, a profilaxia específica para o vírus da Hepatite B e para outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s). A profilaxia consiste no uso de medicamentos ou imunobiológicos que visam reduzir o risco de adquirir as infecções e pode ser usada após qualquer situação de exposição como violência sexual, relação sexual desprotegida e acidente ocupacional.

A medicação deve ser administrada em até 72 horas após a exposição. Quanto mais cedo a procura e administração da medicação, maior a chance de bloquear os efeitos do vírus.

PREP

A Prep consiste no uso oral de antirretrovirais em dose fixa combinada de tenofovir e entricitabina como forma de reduzir a transmissão do vírus da HIV. Esse tratamento pode ser indicado para pessoas com idade igual e/ou superior a 15 anos, com peso corporal igual ou superior a 35kg, sexualmente ativas e que apresentem contextos de vulnerabilidade acrescida para contaminação por HIV.

Segundo recomendações de órgãos de saúde, as pessoas que apresentam resultados de teste de HIV reagente e clearance de creatinina (CLCr) estimado abaixo de 60ml por minuto, são excluídas do tratamento com Prep.

Suelenn Barbosa
Suelenn Barbosa
Suelenn Barbosa
Suelenn Barbosa
Suelenn Barbosa
Suelenn Barbosa
Suelenn Barbosa
Suelenn Barbosa
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários