A Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) manifesta profundo pesar pela morte do primeiro prefeito de Primavera do Leste, Darnes Cerutti, ocorrida nesta quinta-feira (24), em Porto Alegre (RS), aos 89 anos. Pioneiro e liderança marcante na história do município, Cerutti deixa um legado de dedicação à vida pública e de contribuição para o desenvolvimento do município e região.
Natural de Frederico Westphalen (RS), chegou a Primavera do Leste em 1973. Em 1975, fundou ao lado de Adevino Castelli, o primeiro comércio e transporte de petróleo da cidade, que posteriormente deu origem ao Posto Barril.
Em 1984 foi eleito presidente da Comissão Pró-Emancipação , liderando o movimento que resultou na criação do município, em 1986. No mesmo ano, foi eleito o primeiro prefeito de Primavera do Leste, assumindo o mandato em 1º de janeiro de 1987 e governando até o final de 1988.
Durante sua gestão viabilizou diversas obras de infraestrutura, como escolas, biblioteca, centro de saúde, habitações populares, além de fundar o Rotary Clube e a cooperativa Primacredi.
Também foi delegado do Sindipetróleo e membro de conselhos municipais, destacando-se na política regional. Também teve participação marcante no agronegócio, ao investir no cultivo de soja adaptada ao cerrado, chegando a distribuir sementes a outros produtores da região.
A AMM se solidariza com os familiares, amigos e toda a população de Primavera do Leste neste momento de dor e tristeza, ressaltando que a trajetória de Darnes Cerutti permanecerá como referência de liderança e compromisso com o fortalecimento da gestão municipal.
Mín. 13° Máx. 29°