Nesta quinta-feira, 1º de agosto, o Município deu início a mais uma etapa das cirurgias oftalmológicas. No total, 20 pacientes estão sendo atendidos no Hospital 13 de Maio, sob os cuidados do oftalmologista e especialista em córnea, catarata e cirurgia refrativa, Dr. Sávio Milbratz . Ao longo do mês, outras duas datas já estão agendadas, sendo dias 08 e 15 de agosto, com mais 20 cirurgias por dia, sempre a partir das 7h.
Além das cirurgias de catarata, o cronograma da Secretaria Municipal de Saúde inclui atendimentos para mapeamento de retina, realizados na Center Clínica pelo Dr. Carlos Alexandre Monteiro. Os procedimentos estão agendados para os dias 04 (às 13h30), 05 (às 9h30 e 13h30) e 06 de agosto (às 13h30), totalizando nove pacientes.
Dr. Sávio Milbratz, explica que a cirurgia de catarata é indicada principalmente para pessoas idosas que têm a lente natural dos olhos envelhecida e opaca, o que compromete gradualmente a visão.
“A cirurgia consiste na remoção dessa lente que perdeu a transparência e na implantação de uma lente artificial, permitindo que o paciente volte a enxergar. Muitas vezes, a catarata evolui de forma tão lenta que o paciente nem percebe a perda de visão. É através do exame oftalmológico que diagnosticamos o problema e conseguimos intervir para restaurar a qualidade de vida. Sem dúvidas, esse é um momento em que médico e paciente ficam felizes com o resultado,” detalha.
"Recuperar a visão é como reencontrar a vida. Isso representa um ganho imensurável na qualidade de vida", afirmou Jhony Reus Scholz.", declarou Jhony Reus Scholz.
O secretário municipal de Saúde, Vânio Jordani, reforça que os pacientes devem estar atentos aos contatos realizados pela Central de Regulação.
“Estamos avançando na fila de espera e garantindo acesso aos procedimentos oftalmológicos. Mas é fundamental que os pacientes atendam às ligações ou leiam as mensagens enviadas. Quem aguarda por cirurgia de catarata ou mapeamento de retina deve manter os dados atualizados e estar atento aos avisos. A oportunidade pode ser perdida se não houver resposta”, destaca.
“Temos pacientes que aguardam há algum tempo, mas quando entram na fila de chamada, não conseguimos contato. É essencial que, se houver troca de número, o paciente procure o PSF mais próximo da residência e atualize o cadastro. Isso evita atrasos e garante que ele não perca a chance de ser atendido”, complementa Jéssica Toniazzo, coordenadora da Central de Regulação.
Em caso de dúvida, o pacientes deve procurar a Unidade de Saúde de referência ou a Central de Regulação, localizada na Rua Alta Flores, nº 53 – Centro Norte. O atendimento também pode ser feito via WhatsApp,somente por mensagem, pelo número (66) 9978-8441.
Texto: Janaína Oliveira
Fotos: Cleiton Isidoro
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