Desde essa segunda-feira (11), novas cirurgias bariátricas estão sendo realizadas no Município. Até o próximo sábado (17), 17 pacientes terão a chance de mudar radicalmente suas vidas, graças a um investimento de R$ 399.600,00, fruto da parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado, dentro do programa Fila Zero.
Sorriso vem avançando de forma consistente na realização das cirurgias bariátricas. De janeiro até o final deste mês, 44 pacientes já passaram pelo procedimento, somando um investimento de R$ 999 mil entre recursos de emendas parlamentares e do programa Fila Zero. O esforço conjunto tem permitido ampliar o acesso e acelerar o atendimento a quem aguardava na fila, reforçando o compromisso da gestão em devolver saúde e qualidade de vida à população.
Para quem aguardava desde 2022, o momento é de pura expectativa. A coordenadora da Central de Regulação, Jéssica Toniazzo, lembra que a jornada até a cirurgia é longa e cheia de etapas importantes.
“Cada paciente passa por consultas com especialistas, exames e avaliações de uma equipe multidisciplinar. É uma preparação que vai além do físico, envolve também o emocional. A bariátrica é uma cirurgia de grande porte, e cada detalhe do protocolo é pensado para garantir segurança e o melhor resultado possível. Hoje, estamos realizando o sonho de muitas pessoas que esperaram por esse dia”, afirma.
Mais do que uma intervenção para a perda de peso, a cirurgia bariátrica representa um divisor de águas na saúde dos pacientes. Indicada para casos graves de obesidade, ela também ajuda no controle de doenças como diabete tipo 2, hipertensão e apneia do sono,devolvendo não apenas a autoestima, mas também a qualidade de vida.
O secretário municipal de Saúde, Vanio Jordani, adianta que o trabalho não para por aqui. “Na próxima sexta-feira (15), mais 10 pacientes farão consultas pré-operatórias e, se estiverem aptos, já entram na programação da semana seguinte. Nosso objetivo é reduzir o tempo de espera e proporcionar ganhos significativos na saúde e no bem-estar desses pacientes", enfatiza.
Vanio reforça que é essencial que pacientes com pedidos protocolados entre 2022 e 2024 mantenham seus cadastros atualizados e pedidos protocolados entre 2022 e 2024 mantenham a atenção aos chamados da Regulação. “Se trocou de número de telefone, procure a Unidade de Saúde da Família de referência e atualize as informações”, frisa.
O programa Fila Zero tem como meta encurtar o tempo de espera para procedimentos cirúrgicos e exames de alta complexidade, zerando filas que antes pareciam intermináveis. Mas, para que o acesso seja garantido, a Secretaria de Saúde faz um apelo: mantenha seus dados atualizados e fique atento às chamadas.
Para dúvidas, o contato com a Central de Regulação pode ser feito pelo número(66) 99978-8441. Como o atendimento é feito via sistema informatizado,o canal não recebe ligações telefônicas.
Texto: Janaína Oliveira
Fotos: Cleiton Isidorio
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Mín. 14° Máx. 33°