Você é um condutor que respeita a legislação, trafega dentro dos limites de velocidade e respeita o próximo como se fosse alguém da sua família? Então, a partir de agora, pode conduzir com ainda mais tranquilidade, atenção e segurança, pois entram em operação, nesta segunda-feira (18 de agosto), novas cinco lombadas eletrônicas.
Os dispositivos que têm como objetivo reduzir a velocidade dos apressadinhos e garantir que todos os condutores trafeguem com uma velocidade máxima de 40 km/h estão instalados em cinco pontos da cidade:
- Rua Turmalinas, na altura do n.º 1453;
- Avenida Los Angeles, na altura do n.º 270;
- Rua Lupicínio Rodrigues com a Rua São Conrado;
- Avenida Porto Alegre, em dois locais, na altura do n.º 2062 e do n.º 2125.
Secretário de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep), Nerci Adriano Denardi destaca que, durante os primeiros 30 dias, os equipamentos estarão na fase de testes, no “modo educativo”, portanto, não serão geradas multas.
“A partir do dia 19 de setembro, aí sim, quem for flagrado acima da velocidade terá de arcar com as consequências por meio do pagamento da multa, e até da suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH)", informa o secretário, lembrando que a multa varia de “média”, com um valor de R$ 195,23 e cinco pontos a menos na CNH, a até “gravíssima”, que é de R$ 880,41, resultando na suspensão do direito de dirigir.
Mas qual a diferença? Quando o flagrante mostra que o veículo está com velocidade superior, entre 20% e 50%, à velocidade máxima permitida, a multa é a média. Já quando a velocidade registrada está 50% acima do limite, a multa é gravíssima e a CNH é suspensa.
“Estamos dotando a cidade, em vários pontos, de novos dispositivos para ampliar a segurança e educar condutores a seguirem dentro dos limites de velocidade, mas, para que haja uma redução significativa no número de acidentes, é preciso que todos compreendam que segurança depende da atitude preventiva de cada condutor”, destaca, reiterando que pedestres também devem se manter atentos e respeitar a sinalização de trânsito, como as faixas. “Além disso, sempre orientamos o pedestre a manter contato visual com o condutor, de forma a evitar qualquer acidente”.
Texto: Nádia Mastella
Fotos: Reginaldo de Souza
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Mín. 14° Máx. 35°