Quinta, 14 de Agosto de 2025
14°C 35°C
Várzea Grande, MT

Servidores participarão de curso sobre Processo Administrativo Disciplinar

Nesta sexta-feira (15 de agosto), por meio da Escola de Gestão, a Prefeitura promove uma formação sobre Processo Administrativo Disciplinar (PAD). ...

14/08/2025 às 11h10
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Sorriso - MT
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Prefeitura de Sorriso - MT
Foto: Reprodução/Prefeitura de Sorriso - MT

Nesta sexta-feira (15 de agosto), por meio da Escola de Gestão, a Prefeitura promove uma formação sobre Processo Administrativo Disciplinar (PAD). O curso, em período integral, das 7h às 11h, e das 13h às 17h, será ministrado no Centro Municipal de Formação para Profissionais da Educação de Sorriso (Cemfor).

De acordo com o coordenador da Escola de Gestão, Miro Ribeiro, mais de 50 servidores, representando as diversas pastas da Prefeitura, participarão do momento de partilha e atualização de conhecimentos.  A palestrante será a auditora do Estado Cristiane Laura de Souza, que compõe a equipe da Controladoria Geral do Município (CGM), e também atua como facilitadora da Escola de Gestão. Advogada por formação, Cristiane também é master em Neurolinguística e está cedida ao Município pela Controladoria Geral do Estado (CGE).

O PAD é o procedimento que a Administração Municipal adota para apurar irregularidades que possam ter sido cometidas por servidores públicos. Ao mesmo tempo que o PAD busca garantir a integridade e a eficiência do serviço público, ele também segue um rito específico para garantir ao servidor acusado o amplo direito à defesa, com todas as provas e argumentos que julgar necessários.

Em julho, a Escola de Gestão disponibilizou 735 oportunidades de aprimoramento, em 33 cursos ou formações nas mais diversas áreas aos servidores municipais. Vale ponderar que, muitas vezes, um mesmo servidor passa por mais de uma formação, de acordo com sua função, ou unidade de trabalho.

Outro apontamento necessário é a contextualização de que a Escola de Gestão reuniu as formações que vinham sendo realizadas de maneira descentralizada, como pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), via Secretaria de Assistência Social (Semas); pela Comissão de Integração Ensino e Serviço (CIES), via Secretaria de Saúde (Semsa); e pelo Centro Municipal de Formação para Profissionais da Educação de Sorriso (Cemfor), ligado à Secretaria de Educação (Semed).

  • Texto: Nádia Mastella

    Fotos: Arquivo Decom

    Atenção

    Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

    * O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
    500 caracteres restantes.
    Comentar
    Mostrar mais comentários