"Vocês estão preparados para o que a gente vai viver hoje?", foi com essa indagação que aproximadamente 130 estudantes do nono ano do ensino fundamental foram recebidos na manhã deste sábado (27), no segundo Aulão de Língua Portuguesa e Matemática.
A iniciativa faz parte do projeto "Ação Ideb 2025 - Calculando a Gramática", desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação de Lucas do Rio Verde, com foco em preparar os alunos para as avaliações externas do Saeb/Ideb, Escola Militar Tiradentes e IFMT.
A professora Elaine Lovatel, secretária municipal de Educação, explicou que o aulão é uma estratégia de revisão de conteúdo, preparação emocional e engajamento dos alunos para esta nova etapa na vida educacional deles, que é o ensino médio.
"Nós preparamos aulas diferenciadas, é uma revisão dos conteúdos de português e matemática, além de ensiná-los estratégias de atenção, de foco, para que no dia da prova, eles possam estar mais preparados".
(Foto: )
Ao todo, são três aulões, com a participação dos alunos das escolas, Eça de Queirós, Olavo Bilac, São Cristóvão e Fredolino Vieira Barros. O primeiro foi realizado no final do mês de agosto e o próximo está marcado para o dia 18 de outubro.
Segundo o coordenador do projeto, o professor de matemática Osmar Cícero da Silva, os aulões surgiram com o objetivo de complementar todo o trabalho que já é realizado pelos professores em sala de aula, mas de uma forma mais dinâmica.
"Hoje, nós estamos aqui usando músicas pra ensinar matemática e língua portuguesa, fazendo teatros, usando bicicletas pra falar sobre circunferência, sobre raio, diâmetro, trazendo a estrutura matemática para a prática, para que eles possam compreender o quanto a disciplina faz parte do nosso dia a dia".
Além de preparar os alunos para ingressar no ensino médio do IFMT e Colégio Militar Tiradentes, os aulões preparam os alunos para a prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
(Foto: )
Realizada a cada dois anos, o resultado, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono do Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), no qual, Lucas do Rio Verde é destaque em Mato Grosso e no Brasil.
O estudante da Escola Municipal Olavo Bilac Reuel Soares Jarcem, 15 anos, ressaltou a animação e energia presentes nos aulões. Segundo ele, o resultado não será somente positivo ao ensino médio, mas em relação ao Enem, que é a porta de entrada para o ensino superior.
Aqui você tem mais facilidade de aprender, porque o clima é descontraído. Às vezes, temos dúvidas em relação a alguns conhecimentos e aqui no aulão, o professor retoma isso de uma maneira diferente. Tudo muda com essa animação. com o incentivo dos professores".
Mín. 27° Máx. 41°