Quinta, 14 de Agosto de 2025
15°C 34°C
Várzea Grande, MT

Programa “Nutrindo Vidas” visa garantir segurança alimentar de mulheres em situação de vulnerabilidade

O prefeito de Sorriso, Alei Fernandes, sancionou o Projeto de Lei 98/25, aprovado pela Câmara de Vereadores, que cria o programa Nutrindo Vidas, vo...

18/07/2025 às 10h11
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Sorriso - MT
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Prefeitura de Sorriso - MT
Foto: Reprodução/Prefeitura de Sorriso - MT

O prefeito de Sorriso, Alei Fernandes, sancionou o Projeto de Lei 98/25, aprovado pela Câmara de Vereadores, que cria o programa Nutrindo Vidas, voltado ao fortalecimento da segurança alimentar de mulheres chefes de família de baixa renda. A iniciativa será executada por meio da Secretaria da Mulher e da Família (Semfa) e visa atender, com a distribuição de alimentos, mulheres que foram vítimas de violência doméstica e familiar ou que estejam em situação de vulnerabilidade, com dependentes alimentares.

Inspirado no Programa Mesa Saudável, da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), o Nutrindo Vidas irá adquirir os alimentos diretamente da agricultura familiar, promovendo não apenas a segurança alimentar nas áreas urbanas, mas também o fortalecimento da economia das famílias do campo.

O cadastramento das beneficiárias começa no dia 1º de agosto, na sede da Secretaria da Mulher, localizada no Paço Municipal. Inicialmente, até 120 famílias serão contempladas. Para participar, é necessário apresentar comprovante de residência, ter renda familiar per capita de até um salário mínimo, possuir dependentes alimentares (como filhos ou pessoas que comprovadamente necessitem de cuidados nutricionais), e não estar recebendo outro benefício que garanta a mesma finalidade.

As cestas de alimentos serão distribuídas quinzenalmente. A proposta é combater a insegurança alimentar e nutricional com alimentos saudáveis e produzidos por agricultores familiares de Sorriso.

A secretária da Mulher e da Família, Mara Fernandes, destacou a importância do programa como ação concreta de acolhimento: “O Nutrindo Vidas é mais que entrega de alimentos, é um gesto de cuidado e respeito com mulheres que enfrentam diariamente situações difíceis. Estamos unindo proteção social com valorização da agricultura familiar, fortalecendo dois pilares importantes da nossa sociedade.”

Para viabilizar o programa, foi autorizada a abertura de crédito adicional especial no valor de até R$ 250 mil.

Texto: Larissa Gribler

Fotos: Ilustrativa

Atenção

Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários